A COMUNICAÇÃO EFICAZ: PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO.

A COMUNICAÇÃO EFICAZ é uma das chaves do sucesso nas relações interpessoais e poderosa ferramenta porque está bem no meio de seu Círculo de Influência.

Esses são trechos do Hábito 5 do best seller “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” Stephen Covey , Editora Best Seller), e se baseia no seguinte princípio: “procure primeiro compreender, depois ser compreendido”.

image

Quanto mais você entende as pessoas em profundidade, mais gosta delas, mais respeito sente por elas. Tocar a alma de outro ser humano é pisar em solo sagrado.

O Hábito 5 é algo que você pode praticar agora mesmo. Na próxima vez em que for se comunicar com alguém pode deixar de lado sua autobiografia e procurar entender de verdade.

Mesmo quando as pessoas não querem revelar seus problemas, você pode ser empático. Pode perceber o que se passa no coração delas, pode sentir a mágoa e ajudar.
“Você parece meio pra baixo hoje”, pode dizer. A pessoa talvez não responda. Não faz mal. Você demonstrou compreensão e respeito. Não force. Tenha respeito. As pessoas não precisam se confessar verbalmente antes que você “empatize” com elas. Você pode ser empático o tempo inteiro, com seu comportamento. Pode ter discernimento, sensibilidade e consciência de que é possível viver fora de sua autobiografia, quando necessário.

E, se você for altamente proativo, pode criar oportunidades de fazer um trabalho preventivo. Não precisa esperar até que seu filho tenha um problema na escola, ou esperar a próxima negociação no trabalho para procurar primeiro compreender.

#aGREGando: Já li e reli algumas vezes esse livro, e o Hábito 5 e 6 (postarei algo sobre ele aqui em breve) são os que mais consegui absorver, colocar em prática e colher os frutos de uma boa e compreensiva comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s